Diário Tardio: do fundo do meu raso coração é um livro organizado em quatro capítulos, sendo o primeiro e o terceiro em prosa e o segundo e o quarto em verso. Nele o autor trata de sentimentos, convicções, ideais e opiniões que nos fazem perceber o quanto mudamos ao longo de nossas vidas.
Longe de constituir um relato linear dos acontecimentos, a obra busca compartilhar as vivências para o autor, até então, mais significativas e marcantes.
No primeiro capítulo, o autor fala, de modo geral, de suas origens e da forma como vê e se comporta diante da realidade que o cerca. Por isso, chama-o de O reflexo do espelho: eu por mim mesmo.
Já no segundo, aborda o fato mais curioso de sua infância que foi o período de quase um ano que passou em coma. A este chama, sugestivamente, Sobejo da Morte.
No terceiro capítulo, fala do seu processo de formação ético-moral, militante e intelectual, destacando seu esforço constante para ser cada vez melhor. Portanto, o denomina Perseguindo a “perfeição”.
Por fim, ele faz um relato das três experiências amorosas que viveu, sendo este denominado, pelo desfecho que cada história tomou: Uma comédia, uma tragédia e um romance.