Tema Acessibilidade

VIDA E ORIGEM DO RIO SÃO MIGUEL: DA NASCESTE ATE A FOZ.

• Atualizado

VIDA E ORIGEM DO RIO SÃO MIGUEL: DA NASCESTE ATÉ A FOZ.

Após o descobrimento do Brasil, o El Rei Dom Manoel, o Venturoso, organizou uma expedição com três caravelas. Uma dela, era comandada pelo português, André Gonçalves Coelho e pilotada pelo italiano, Américo Vespúcio.
A esquadra, saiu de Lisboa no dia 10 de maio de 1501, a finalidade dessa expedição era de fazer uma exploração econômica no litoral brasileiro.
Na passagem, pela Barra de São Miguel, no dia 29 de setembro de 1501, os exploradores, descobre a foz de um rio, na proximidade de um lugar denominado de Roteiro. Como era de costume, batizar os pontos descobertos de acordo com o santo de cada dia e a festividade religiosa assinalada no calendário da época. Como, o dia 29 de setembro, era consagrado pela igreja católica ao Arcanjo São Miguel, Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio puseram o nome do rio, de rio São Miguel. O rio também era chamado de Sinimby. Segundo, o mapa de Barleus. "Edição Holandesa", relata, que tanto o rio como o engenho, traz o nome de Sinimby.
O rio São Miguel, foi o primeiro rio oficial descoberto pelos exploradores portugueses no Brasil. O rio São Francisco, foi descoberto cinco dias depois. Conforme, os dados do calendário escrito na época:
* 16 de agosto de 1501: Cabo de São Roque;
* 28 de agosto de 1501: Cabo de Santo Agostinho;
* 29 de setembro de 1501: Rio São Miguel;
* 04 de outubro de 1501: Rio São Francisco;
* 01 de novembro de 1501: Baía de Todos os Santos;
* 21 de dezembro de 1501: Cabo de São Tomé;
* 01 de janeiro de 1502: Rio de Janeiro;
* 06 de janeiro de 1502: Angra dos Reis;
* 20 de janeiro de 1502: São Sebastião;
* 22 de janeiro de 1502: Porto de São Vicente.
Suas margens, eram cobertas de Pau-Brasil, a árvore, que deu nome ao País. Às terras próximas ao rio, eram bastante produtivas, continha um riquíssimo acervo natural. Seus verdes campos, se estendiam por toda parte do seu leito ribeirinho. O seu litoral, eram habitados pelos índios caetés, primeiros habitantes da região. Também conhecidos como Senambys, que quer dizer, Calangos Verde, na linguagem deles.
O Rio São Miguel, é a principal Bacia Hidrográfica do Município, ela fica situada, sobre a Bacia Sedimentar de Alagoas. Sua foz, tem uma aparência de uma boca, um lugar formidável, onde o rio se encontra com a lagoa e defronte a lagoa passa o Oceano Atlântico. Formando assim, um lindo triângulo amoroso. A Boca da Barra como é conhecida, está quase obstruída por um cordão de recifes, que se alonga justamente com depósitos arenosos de croas.
O rio São Miguel, nasce na encosta de uma pequenina serra denominada de frades de mar vermelho. Serra que separa os dois municípios: Mar Vermelho e Tanque D'arc e flui no festonamento do patamar de uma fazenda, por nome de "Santa Fé", que fica localizada no modesto município de Tanque D'arc. Porém, seu panorama é
muito bonito, com belas pastagens verdes ao seu redor, onde fluem os rios: Cachoeira, Mata Verde e Boca da Mata (nome da propriedade de Boca da Mata de J. Carneiro). Os quais, se unem nas proximidades de Maribondo, formando, o rio principal.
No decorrer do seu percurso, vão aparecendo os seus pequenos afluentes, que penetram por suas valas, alí existentes.
Não, muito distante dali, ele banha a fazenda Mata Verde, onde passa, por dentro de um lindo capinzal, com destino ao povoado de Tapera, distrito pertencente ao município de Anadia. Neste lugar, as gramas e as relvas, cobrem os pequenos canais, por onde a água é distribuída em diversas direções, suprindo a população que ali habita. O rio, também passa, na proximidade do município de Boca da Mata e chega a cidade de São Miguel dos Campos. Aqui, ele começa a sofrer as influências da maré e mais adiante, ele encontra a Cachoeira dos Góis. Um lugar no qual, os pescadores apreciam as águas claras e cristalinas, onde os peixes são vistos a olho nu. Em seguida, ele avista, a Igreja Santo Antônio da fazenda Furado, que foi edificada como Igreja em 1725. De acordo com a historiografia do município, havia, em baixo do altar-mor da igreja, um túnel subterrâneo, que ia de encontro com o rio São Miguel. Reza a história, que os holandeses se apossaram da igreja e construíram o túnel para se esconder dos portugueses.
Na virada, que o rio dá, na proximidade da usina Roçadinho, ele esconde, um lindo tesouro completo de diamante, na profundeza de um redemoinho. Este fato virou uma lenda popular, que ficou reconhecida na história do município, como a "Lenda da Volta da Tacha".
Antigamente, o rio São Miguel, era navegável, onde várias barcaças transportavam, o açúcar para vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul, depois Cidade de Alagoas e atual Marechal Deodoro. Ao chegar no Porto do Francês, o açúcar ia de navios para Europa. Também, muitos miguelenses, viajavam de barcos e canoas, com destino a Barra de São Miguel, Roteiro, Jequiá da Praia e vice-versa.
Nas terras próximas ao rio, são explorados os calcários, para a fabricação do cimento. Têm-se ainda, como recursos minerais, a argila e a areia, além de uma das maiores reservas de gás e petróleo do Estado.
Hoje, uma das conseqüências do rio São Miguel, é a poluição, decorrente dos esgotos domésticos e dos resíduos industriais, sem que, se tome medidas adequadas de proteção ambiental. Essa poluição, é agravada pelo uso de agrotóxicos, é a principal vítima desses produtos é o rio, por atravessar à área agrícola da região, onde os restos dos agrotóxicos são despejados em suas águas. O acúmulo de dejetos, provoca a proliferação de bactérias e um grande aumento no consumo de oxigênio. Isso ocasiona, a deterioração e eliminação da fauna e da flora. Ao mesmo tempo, estão sendo construídos algumas estações de tratamentos de esgotos domesticos em vários pontos da cidade, com certeza, às águas do rio deverão ficar bem mais claras do que hoje, o mau cheiro desaparecerá, e o rio começará a ser usado para o lazer como também para o consumo da população. Um intenso trabalho, foi realizado pela prefeitura do município, onde foram identificadas as indústrias poluidoras, que passaram a ser controladas e fiscalizadas pelos órgãos competentes. Os peixes e os crustáceos, voltarão com certeza, ás águas do rio como também os barcos e as canoas.
O rio, começou a ganhar uma nova estrutura, principalmente na sua margem direita, onde foi construído um lindo cenário turístico, para beneficiar não só à cidade como também os turistas e a população que aqui habitam.
O rio São Miguel deságua na Lagoa Roteiro, onde suas águas desencantam, totalmente por inteiro.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
49 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor

Comentários

deconhecido

Parabéns pelas poesias retrata o amor, conhecimento,inspira a nossa alma