A LENDA DA PONTE VELHA DO RIO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.
A LENDA DA PONTE VELHA DO RIO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS.
Havia na cabeceira da Ponte Velha do Rio São Miguel uma antiga ponte de madeira. Sob ela, em meio à fundação que o rio cobre, dormia a legendária serpente com olhos de vaga-lume. Essa serpente guardava com muito carinho a linda imagem de Nossa Senhora das Dores, que havia sido carregada pelas águas do rio durante a cheia de junho de 1702, quando desmoronou o altar da igreja de Nossa Senhora do Livramento.
Muitos habitantes de São Miguel costumavam atravessar a ponte e, em noites de lua cheia, paravam para admirar a visão da Santa chorando lágrimas que pareciam prateadas ao lado da serpente. Era como se a serpente, por todo o afeto que tinha pela santa, se enrolasse em torno dela para protegê-la e evitar que afundasse nas águas do rio.
Assim, essa lenda nos ensina sobre a importância da proteção e do amor que podemos ter uns pelos outros, mesmo nas situações mais difíceis.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários