Tema Acessibilidade

O HINO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS FOI IMPEDIDO DE SER EXECUTADO DURANTE O REGIME DA DITADURA.

• Atualizado

O HINO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS FOI IMPEDIDO DE SER EXECUTADO DURANTE O REGIME DA DITADURA MILITAR.

O hino oficial da cidade de São Miguel dos Campos foi impedido de tocar pela ditadura militar, na gestão do prefeito Júlio Soriano Bomfim, que administrou o município de 1969 a 1972.
O hino e a bandeira foram criados para serem apresentados no dia 29 de setembro de 1972, durante às comemorações de aniversário do Rio São Miguel e da Emancipação Política da Cidade. Ambos, foram aprovados no concurso realizado pela Prefeitura Municipal.
Participaram diversos candidatos no projeto de criação dos símbolos cívicos. Entre eles: O padre Benício Dantas, Iramilton Leite, Roberto Bechek e Rosa Virgínia Bomfim. Os contemplados foram o poeta e professor Iramilton Leite que bolou à letra do hino e arquiteta Rosa Virgínia que realizou à bandeira.
Infelizmente, o hino não pode ser apresentado ao público, pois em um dos seus estrofes havia uma frase de ofensa a ditadura. Que dizia! "Teus filhos valentes, são armas urgentes nas cívicas horas". Por causa dessa frase, o hino passou mais de dez anos engavetado nos arquivos de registros da Prefeitura Municipal. E só foi liberado e devidamente apresentado em 1991, na gestão do prefeito Francisco Hélio Jatobá. Com letra de Iramilton Leite e música do Maestro Benedito Fonseca. O hino foi gravado no disco de verniz em forma de compacto.Os mesmos foram distribuído por diversas entidades municipais. O hino foi regido pelo maestro Benedito Fonseca com à participação do Coral da Universidade Federal de Alagoas.
E no dia 29 de setembro de 1991, o hino foi executado pela Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas, festividades alusivas à cidade. A partir dessa data, o hino passou a ser apresentado nos eventos do município como também nas entidades não governamentais.
No mesmo dia, houve o relançamento da segunda edição do livro da escritora miguelense Guiomar Alcides de Castro. Intitulado de "São Miguel dos Campos". Os livros foram distribuídos para às autoridades e ao público presente. O mesmo foi patrocinado pela Prefeitura Municipal, através do prefeito Francisco Hélio Jatobá. Com à presença da autora.
À letra do hino do município de São Miguel dos Campos é considerada uma das mais bonitas do estado de Alagoas. Pois, o poeta retrata em seus versos, o brilhatissimo natural e cultural da cidade. Suas riquezas naturais e minerais, suas indústrias, seu rio e às glórias e as conquistas do seu povo. O poeta também aborda o azul do céu e a coroa histórica de Alagoas.
É bom também ressaltar! Que à bandeira do município foi apresentada em 1972, na gestão do prefeito Júlio Soriano Bonfim.

"LETRA OFICIAL DO HINO MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS".

São Miguel dos Campos feliz território,
Dos Campos vestidos por canas viçosas;
Dos ares floridos de estrelas formosas
Dos jardins tecidos com brisas e rosas.

Teu rio translúcido que a fome,
Sacia da gente que busca os seus dons;
Chamado-se tal como tu, o teu nome,
Repete nas águas em sonoros tons.

Teus operários ativos obreiros,
No duro trabalho tem braço risonho;
Mágicas colméias são as . fábricas,
Do açúcar mais puro e de panos de sonhos.

( ESTRIBILHO )
São Miguel dos Campos de azul te coroas,
Levando diversos emblemas de glórias;
Bem alto revoas recitando versos,
A luz de Alagoas, no céu da história.

São Miguel dos Campos, heráldico berço,
Dos homens altivos, de ilustras senhoras;
Na paz compassivos, teus filhos valentes,
São armas urgentes nas cívicas horas.

Invencível terra, por bravas façanhas,
Ganhastes da sorte precioso espólio;
Nas profundidades de tuas entranhas,
Palpitam os veios do rico petróleo.

Secular cidade, passado plasmado,
Com fé e ciência, com sangue esperanca;
Fecundo presente futuro plantado,
Na inteligência de tuas crianças.

* Texto Escrita Por Ernande Bezerra de Moura.

0
5 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor

Comentários