BIOGRAFIA DO FARMACÊUTICO ELISEU MARQUES DE LIMA
BIOGRAFIA DO FARMACÊUTICO ELISEU MARQUES DE LIMA
Eliseu Marques de Lima (Farmacêutico, político e comerciante). Nasceu na cidade pernambucana de Iraci no dia 14 de agosto de 1923. Filho de Ladislau Marques de Lima e de Joaquina de Lima.
O jovem farmacêutico chegou à cidade de São Miguel dos Campos trazendo em sua bagagem um sonho de edificar no município uma farmácia ampla para atender não só a população miguelense como também às cidades circunvizinhas.
No decorrer do tempo. Ele comprou um terreno na Rua Dr. Rômulo de Almeida e construiu à sua residência (Onde é hoje a G.Barbosa). E anexo a sua casa foi erguida uma farmácia (Hoje Papelaria Veríssimo). Intitulada de "Farmácia dos Pobres".
Era casado com Vanda Leite de Lima e desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Benedita, Elivânia, Edvaldo, Edvanildo e José Yroldo de Leite Lima.
Eliseu Marques de Lima era uma pessoa bem vista e admirado por todos na cidade. Tanto pelos ricos como pelos pobres.
Era uma figura prestativo, simpático e que tinha uma grande admiração pelos seus clientes.
Ele orientava o seu paciente de maneira correta e só passava medicamento na medida. Pois o mesmo tinha um profundo conhecimento na área médica. Mesmo não tendo o curso de medicina.
O nobre farmacêutico desenvolvia um papel importantíssimo na sociedade. Sempre buscando à cura e uma saúde de qualidade para a comunidade do município de São Miguel dos Campos.
O movimento na farmácia era tão grande que o paciente tinha que marcar consulta com ele antecipado. Pois à demanda era gigantesca. Todo mundo queria consultar-se com o conceituado farmacêutico.
Em 1964, é eleito vereador do município na gestão do prefeito Humberto Maia Alves. Onde assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal. E em 1969, foi eleito vice-prefeito na chapa de Júlio Soriano Bonfim.
Eliseu Marques de Lima foi um dos ícone da medicina local. Ele deixou um exemplo de vida e de luta em prol das pessoas mais carente da cidade. Uma aula de vida! Para ser seguido pelas novas gerações da medicina local.
Seu nome com certeza será sempre lembrado dentro do contexto histórico e cultural do município.
O inesquecível farmacêutico faleceu no dia 21 de fevereiro de 1995 na cidade de São Miguel dos Campos.
Em sua homenagem foi construído no bairro de Nossa Senhora de Fátima (Parte alta da cidade). Uma Unidade Básica de Saúde que presta o seu nome.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários