BIOGRAFIA DO DOUTOR E ESCRITOR AGATÂNGELO VASCONCELOS
BIOGRAFIA DO MÉDICO E ESCRITOR AGATÂNGELO VASCONCELOS.
Agatângelo Vasconcelos nasceu no dia 19 de junho de 1939 no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. No povoado de Sebastião Ferreira atual Bernardo Lopes. Numa casa da vila operária na antiga Companhia Miguelense de Fiação e Tecidos São Miguel. Também conhecida de Fabrica Tecidos Sebastião Ferreira.
Agatângelo Vasconcelos era filho de Odilon Teixeira Vasconcelos e de Iracema Vasconcelos. Era casado com Simone de Vasconcelos. E desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Alexandre, André, Álvaro e Ivana Vasconcelos.
Estudou o primário na sua terra natal e concluiu o secundário no Colégio Batista Alagoano. Foi Diplomado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL em 1963 na área de psiquiatria. Bacharel em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH da UFAL em 1971. Professor titular de psiquiatria da Escola de Ciências Médicas de Alagoas - ECMAL. Professor assistente em concurso público da disciplina de elementos de psicopatologia na Faculdade de Educação da UFAL e Professor de higiene mental e psiquiatria da Escola de Serviço Social.
É sócio honorário da Academia Maceioense de Letras - AML, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL, da Academia Alagoana de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES, (Regional de Alagoas).
Como escritor publicou diversas obras literárias. Entre elas: Sagrado Coração Exposto - Poesias em 1981. O Asilo de Santa Leopoldina - Aspecto Históricos e Sociais - Ensaio com qual foi agraciado com o prêmio "Costa Rego" pela Academia Alagoana de Letras em 1985. Fratricídio em Carahybas em 1991. Roberto Lopes - Cores do Tempo e do Espaço em 2000 e a Coletânea - Três Contos - Algumas Crônicas - Certas Poesias em 2003.
Agatângelo Vasconcelos era considerado pela mídia como uns dos melhores médicos do estado de Alagoas. Com certeza!seu nome está imortalizado no contexto médico e literário de Alagoas. Como também está incluído na história e na cultura do município de São Miguel dos Campos.
O renomado médico, poeta, escritor e historiador faleceu no dia 15 de agosto de 2019 na cidade de Maceió. Seu corpo está sepultado no cemitério Parque das Flores.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários