Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO MAJOR FRANCISCO FREDERICO DA ROCHA VIEIRA

• Atualizado

BIOGRAFIA DO LIDER REVOLUCIONÁRIO FRANCISCO FREDERICO DA ROCHA VIEIRA.

Francisco Frederico da Rocha Vieira nasceu em São Miguel na casa grande do engenho Sinimbu em 1792. O antigo engenho ficava localizado no atual município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. A onde hoje está edificado o complexo industrial da usina Caeté.
Francisco Frederico da Rocha Vieira era era filho de Manoel Vieira Dantas e de Ana Maria José Lins.
Casou-se com Maria Accioly da Rocha Vieira e desse casamento nasceram os seguintes filhos: Epaminondas da Rocha Vieira, Benjamin Franklin da Rocha Vieira e Mariana da Rocha Vieira. Mas conhecida pelo pseudônimo de Dondon.
Francisco Frederico da Rocha Vieira assumiu o cargo de Deputado Provincial em três legislatura: 1835 à 1837. 1838 à 1839 e 1844 à 1845. Ele também foi Tenente da Guarda Nacional e depois Major. E recebeu o título de Comendador.
Foi dono do engenho Terra Nova no Pilar e dos engenho: Varela e Sinimbu de São Miguel. Ele carregava com sigo a patente de coronel do Sinimbu. Francisco Frederico da Rocha Vieira era respeitado por todo região.
Tomou parte ativa na Revolução Pernambucana em 1817 e na Confederação do Equador em 1824. Ao lado do pai, da mãe e do irmão Manuel Duarte Ferreira Ferro. (O Barão de Jequiá).
Com o fracasso da rebelião de 1824. Francisco Frederico da Rocha Vieira foi preso e enviado para a corte no navio de transporte Caridade por ordem de Dom Nuno Eugênio Lóssio. (Presidente da província de Pernambuco). Voltando depois! Anistiado para a sua terra natal.
O célebre major faleceu no dia 11 de outubro de 1862 na vila de São Miguel.
Seu corpo está sepultado no cemitério local.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários