BIOGRAFIA DO MAJOR FRANCISCO FREDERICO DA ROCHA VIEIRA
BIOGRAFIA DO LIDER REVOLUCIONÁRIO FRANCISCO FREDERICO DA ROCHA VIEIRA.
Francisco Frederico da Rocha Vieira nasceu em São Miguel na casa grande do engenho Sinimbu em 1792. O antigo engenho ficava localizado no atual município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. A onde hoje está edificado o complexo industrial da usina Caeté.
Francisco Frederico da Rocha Vieira era era filho de Manoel Vieira Dantas e de Ana Maria José Lins.
Casou-se com Maria Accioly da Rocha Vieira e desse casamento nasceram os seguintes filhos: Epaminondas da Rocha Vieira, Benjamin Franklin da Rocha Vieira e Mariana da Rocha Vieira. Mas conhecida pelo pseudônimo de Dondon.
Francisco Frederico da Rocha Vieira assumiu o cargo de Deputado Provincial em três legislatura: 1835 à 1837. 1838 à 1839 e 1844 à 1845. Ele também foi Tenente da Guarda Nacional e depois Major. E recebeu o título de Comendador.
Foi dono do engenho Terra Nova no Pilar e dos engenho: Varela e Sinimbu de São Miguel. Ele carregava com sigo a patente de coronel do Sinimbu. Francisco Frederico da Rocha Vieira era respeitado por todo região.
Tomou parte ativa na Revolução Pernambucana em 1817 e na Confederação do Equador em 1824. Ao lado do pai, da mãe e do irmão Manuel Duarte Ferreira Ferro. (O Barão de Jequiá).
Com o fracasso da rebelião de 1824. Francisco Frederico da Rocha Vieira foi preso e enviado para a corte no navio de transporte Caridade por ordem de Dom Nuno Eugênio Lóssio. (Presidente da província de Pernambuco). Voltando depois! Anistiado para a sua terra natal.
O célebre major faleceu no dia 11 de outubro de 1862 na vila de São Miguel.
Seu corpo está sepultado no cemitério local.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários