Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO VIOLEIRO E REPENTISTA ROUXINOL DO NORTE

• Atualizado

BIOGRAFIA DO POETA E REPENTISTA JOSÉ LUIZ DA SILVA (ROUXINOL DO NORTE).

José Luiz da Silva conhecido popularmente pelo nome artístico de Rouxinol do Norte (Poeta de Cordel, Repentista, Violeiro e Folclorista).
Nasceu no dia 21 de junho de 1936 no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Rouxinol do Norte era filho de Júlia Silvério da Silva.
Era casado com Sebastiana Ferreira da Silva. E com ela teve mais de uma dezena de filhos (Doze no total). Ezequias, Claudevan, Luís Carlos, Ronaldo, Elias, Jéfferson, Marcos, Benício, Rosivaldo, Humberto, Claudecir, Cladinete e Cícera.
Nas suas andanças pelas estradas da vida Ele conheceu diversas mulheres que geraram para o mundo outros filhos dele.
Rouxinol do Norte morava com sua companheira por nome de Maria no sítio na cidade de Boca da Mata. E tinha uma filha com ela. Mas o poeta nunca deixou de frequentar à sua casa no bairro Geraldo Sampaio.
Rouxinol do Norte não teve muita oportunidade de estudar. Pois desde aos doze anos de idade que ele ajudava os pais no roçado. Mas o pouco que aprendeu na sala de aula fez com que ele se tornasse num grande intelectual. Chegando ao ponto de ser reconhecido em toda Alagoas. Inclusive na região nordestina.
No Decorrer da sua trajetória de artista. Rouxinol do Norte exerceu o cargo de diretor adjunto do Matadouro Municipal de São Miguel dos Campos na gestão do prefeito Francisco Hélio Jatobá e posteriormente do Mercado Público Municipal. Ele também foi presidente da Associação dos Violeiros e Trovadores do Estado de Alagoas – AVTA e funcionário público da prefeitura de São Miguel dos Campos. Locado na Casa da Cultura.
Representou o estado de Alagoas e a cidade de São Miguel dos Campos nos seguintes estados do nordeste: Sergipe, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Sempre fazendo dupla com os dois monstros sagrados da viola alagoana. João de Lima e João Procópio.
Rouxinol do Norte participou de diversos eventos direcionados à cultura popular. Podemos destacar como exemplo: Guerreiro, Baiana, Repente de Poesias, Encontro de Violeiros e entre outros.
Uma das suas maiores apresentações como violeiro foi no Encontro dos Escritores do Estado de Alagoas em 2001. No salão nobre do Shopping Farol em Maceió. Evento promovido pelo Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas – SINDEAL.
Rouxinol do Norte pode ser considerado um patrimônio cultural da cidade de São Miguel dos Campos por tudo que ele já fez em prol da cultura do município. Não e a toa! Que seu nome está imortalizado dentro do contexto sócio cultural de Alagoas e quiçá do nordeste.
Rouxinol do Norte trabalhou por muito tempo no Rádio São Miguel FM como radialista. Apresentando um programa de violeiro.
Sem sombra de dúvida Rouxinol do Norte foi um baluarte da cultura popular e deixou um grande legado para ser seguido pelas novas gerações da sua terra natal e do seu Estado.
O destacado repentista, poeta e violeiro faleceu no dia 05 de maio de 2022 na cidade de Maceió.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários