Tema Acessibilidade

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS: DA OCUPAÇÃO INDÍGENA A CIDADE MODERNA

• Atualizado

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS: DA OCUPAÇÃO INDÍGENA A CIDADE MODERNA

A história de São Miguel dos Campos, em Alagoas, é um testemunho da evolução do povoamento brasileiro, desde a presença indígena até a configuração urbana atual. Inicialmente habitada pela nação Caeté, a região, às margens do rio São Miguel (descoberto em 1501 por Américo Vespúcio e Gonçalves Coelho), atraiu imigrantes europeus, principalmente portugueses, seduzidos pela fertilidade do solo. O povoamento, iniciado na zona rural com a construção de engenhos, casas grandes e capelas, foi marcado pela exploração do pau-brasil e do açúcar mascavo, atividades que atraíram contrabandistas.

A fundação propriamente dita do núcleo urbano se deu com a partilha de sesmarias em 1612, sendo a de Filipa de Moura e Sebastião Ferreira da Rocha a mais próspera. Em 1683, São Miguel era um curato sob a invocação de Nossa Senhora do Ó, tornando-se freguesia em 1702. As enchentes do rio São Miguel, no entanto, causaram a destruição de algumas igrejas importantes.

Inicialmente subordinado à Vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul (atual Marechal Deodoro), São Miguel englobava diversos distritos, como Barra de São Miguel, Campo Alegre, Boca da Mata, Roteiro e Jequiá da Praia. Seu crescimento econômico, impulsionado pelos engenhos de açúcar, principalmente os de Ana Lins e sua família, levou à sua elevação à categoria de vila em 10 de julho de 1832. Finalmente, em 18 de junho de 1864, tornou-se cidade, adotando o nome de São Miguel dos Campos, em referência aos extensos arrozais da região de Inhauns. A perda dos distritos citados reduziu significativamente o território municipal, que hoje ocupa 335,683 km². A trajetória de São Miguel dos Campos demonstra a complexa interação entre fatores naturais, econômicos e políticos na formação de uma cidade brasileira.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários