BIOGRAFIA DO EMPRESÁRIO E PREFEITO FRANCISCO HÉLIO CAVALCANTE JATOBÁ
Francisco Hélio Cavalcante Jatobá, mas conhecido pelo pseudônimo de Chico Hélio, nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 07 de dezembro de 1953. Chico Hélio era filho do Sr. Hélio Jatobá e de dona Gerusa Cavalcante Jatobá. O pai era agricultor e empresário. A mãe era filha de uma tradicional família das terras dos Caetés. Chico Hélio era neto do Sr. Francisco Ignácio de Araújo Jatobá Filho, (Chico Moço), proprietário da fazenda Tibiriçá.
Estudou às primeiras letras no Educandário Rosal Infantil, sobre a responsabilidade da educadora Nunila Machado e fez o ginasial no Colégio Batista Alagoano em Maceió. Estudou também o colegial no Colégio Marista e no Colégio Santíssimo Sacramento. Ambos, situados na cidade de Maceió. Francisco Hélio concluiu o curso de Direito no Centro de Ensino Superior de Maceió - CESMAC. Além desses, Francisco Hélio tem os seguintes cursos: Estratégia e Desenvolvimento Brasileiro pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. O curso de Fast Forward (Inglês), no período de 1993 à 1997 e o curso de Oratório com o Professor Reinaldo Polito na cidade de São Paulo.
Como estudante exerceu no Educandário Rosal Infantil a função de presidente do grêmio Dom. Adelmo Machado em 1966 e foi presidente também do grêmio Rui Barbosa em 1967, no Colégio Batista Alagoano.
No auge da juventude, fundou o INTERACT CLUB de São Miguel dos Campos em 1971, do qual foi Vice - presidente. Foi eleito membro do Conselho de Deliberativo da Associação Cultural Esportiva Miguelense - ACEM em 1972. Em 1974, tornou - se membro do Rotary Club de São Miguel dos Campos, e logo em seguida, assumiu o cargo de Diretor de Protocolo e de Diretor de Serviços Internos da instituição, em 1976. Também ocupou a presidência do Ambulatório Dr. João Soares Palmeira em 1976, onde fundou o Centro Social Dr. João Soares Palmeira de Assistência aos Trabalhadores Rurais no mesmo ano.
Francisco Hélio Jatobá foi o idealizador da primeira FESCAN (Festa da Cana), evento promovido pelas empresas do setor da cana em parceria com o Rotary Club de São Miguel dos Campos, em 1978, durante o governo de Tarcísio Soares Palmeira, neste período a cidade de São Miguel dos Campos passou a ser a capital do Estado de Alagoas, por uma semana. Em 1981, assumiu a presidência do Rotary Club de São Miguel dos Campos. O ilustríssimo doutor, ainda ocupou os seguintes cargos: Membro do Conselho de Mordomos da Santa de Misericórdia, diretor comercial da Cooperativa de Crédito Rural de São Miguel dos Campos e 1979, presidente da comissão da Festa de Nossa Senhora do Ó em 1979, presidente da comissão de frente para a construção da Igreja de Nossa Senhoras de Fátima na parte alta da cidade em 1985, membro fundador do Centro Social Canavieiro, onde assumiu a função de tesoureiro em 1975 e de diretor da instituição em 1984. Fundador do Partido Democrático Social (PDS) de São Miguel dos Campos em 1981, onde ocupou o cargo de Secretário Geral. Também foi presidente do Partido Democrático Brasileiro (PMDB) de São Miguel dos Campos em 1986 e Membro do Diretório do PMDB de Alagoas em 1986. Presidiu o conselho de administração da Empresa Alagoana de Turismo de Alagoas em 1987 e presidente do conselho de administração da Companhia de Desenvolvimento de Alagoas - CODEAL em 1987. Francisco Hélio Jatobá, também foi Secretário de Indústria e Comércio e Turismo de Alagoas de 1987 à 1981, no governo do Governador Fernando Collor de Mello. Assumiu a presidência da Escola Cenecista de São Miguel dos Campos em 1986 e tornou - se membro das Escolas de Alagoas, no período de 1990 à 1992. Ocupou o cargo de membro do Diretório da Federação Alagoana de Futebol, de 1991 à 1992.
Assumiu a prefeitura de São Miguel dos Campos, no período de 1989 à 1992, onde realizou um excelente trabalho em prol do município e do povo da sua terra. Como por exemplo: A Dragagem do rio São Miguel, a Praça Padre Cícero Romão Batista no Barrio de Nossa Senhora de Fátima e realizou o maior São João de Alagoas, com o tema "Em Alagoas, São João é Sao Miguel", que revolucionou o nordeste brasileiro. Coordenou em Alagoas o Partido Democrático Cristã como Presidente de Honra. Tornou - se membro do Diretório Nacional do Partido Democrático Cristã - PDC, no período de 1990 à 1992. Foi agraciado com a Comenda do Centenário de Palmeira dos Índios em 1991 e recebeu a Comenda Conselheiro José Alfredo, outorgado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Recife, pelos relevantes serviços prestados a implantação da Justiça do Trabalho de São Miguel dos Campos em 1992. Ocupou o cargo de Vice - presidente do Desafio Jovem de Alagoas e presidente do Lar do Bom Samaritano Pastor José Tavares.
Atualmente exerce a função de empresário no Setor Privado - Produtor Rural. Com certeza, Francisco Hélio Jatobá é um dos filhos mais ilustres de São Miguel dos Campos, um ícone, que está presente na história e na memória do povo miguelense.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários