BIOGRAFIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO E POLITICO JOSE RINALDO GAMELEIRA SOARES
BIOGRAFIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO E POLÍTICO JOSÉ RINALDO GAMELEIRA SOARES.
José Rinaldo Gameleira Soares conhecido popularmente como Zé Rinaldo (político, produtor agrícola e funcionário público federal). Nasceu no dia 02 de setembro de 1933 na cidade de Maceió, estado de Alagoas. Filho de Armando Moreira Soares e Adília Gameleira Soares.
Zé Rinaldo era um grande sonhador. Desde menino que ele sonhava com o futuro do país. Seu desejo era que todos tivessem o mesmo tratamento e que o modo de vida fosse igual. Tanto para o rico como para o pobre.
Ele viveu toda sua vida em São Miguel dos Campos. Seu pai Armando Soares foi prefeito do município no período de 1955 à 1958. E Deputado Estadual por Alagoas de 1959 à 1962.
Zé Rinaldo iniciou seus estudos no Instituto Rosal Infantil com educadora Nunila Machado. Depois ele foi para à cidade de Maceió afim de prossegui seus estudos.
O jovem estudante tinha uma visão profunda na intelectualidade da vida. Pois o mesmo era apaixonado por literatura e sonhava com um mundo melhor.
Zé Rinaldo era um grande revolucionário e um excelente contador de história. Um homem à frente do seu tempo. Que defendia às minorias. Sempre respeitando diferentes raças, classes sociais e orientação sexual. Acolhendo à todos! Sem distinção.
Sem sombra de dúvida. Zé Rinaldo foi um grande socialista. Que sempre esteve ao lado do pai. E aos poucos foi também se apaixonado pela política.
Ainda na juventude ele viaja para São Paulo. Para trabalhar nos Correios como funcionário público. E lá ele se aprofunda ainda mais no seu ideal de políticas públicas igualitárias. Participando de diversos movimentos na década de cinquenta.
Ao retornar para Alagoas. Ele se casa com à funcionária pública e também política Maria Luiza Nunes Soares. E com ela teve sete filhos, quinze netos e dez bisnetos.
De acordo com sua esposa. Zé Rinaldo foi um esposo, um pai e um avô exemplar. Ele sempre esteve presente na vida de todos. Com afeto, atenção e cuidado.
Como político foi eleito vereador em dois mandatos consecutivos. Na gestão do prefeito Júlio Soriano Bomfim de 1969 à 1972 e na gestão do prefeito Humberto Maia Alves de 1973 à 1976. Ele também foi vice- prefeito no governo de Wellington Torres de 1983 à 1988.
No decorrer da sua trajetória como político. Ele enfrentou diversas batalhas em prol dos menos favorecidos. Lutando bravamente contra a Ditadura Militar.
Vendo os bravos companheiros tombados ao longo do caminho histórico. Zé Rinaldo lutava pela libertação do homem e pela justiça social. Ele precisou queimar seus livros para não ser pego pela Al - 5. Na época em que a tropa do governo invadiu às casas na intenção de prender, torturar, matar ou anistiar. Zé Ronaldo era contra a Ditadura Militar.
Quando foi vereador. Zé Rinaldo sofreu um grave acidente automobilístico. Provocado por um caminhão carregado de cana de açúcar. No acidente Zé Rinaldo perdeu à visão de um dos olhos. Mas mesmo assim! Ele não abandonou o cargo e continuou lutando pelos seus sonhos de proteger à saúde da população e o meio ambiente. Seu desejo era que às usinas usassem filtros nos chaminés.
Em 1985, ele assume à presidência do Partido Socialista Brasileiro - PSB em São Miguel dos Campos. Sempre em defesa do povo e do crescimento e desenvolvimento do município.
Segundo seu irmão Dom. Sebastião Armando Gameleira Soares dizia que Zé Rinaldo sempre foi um idealista que sonhava com um país diferente, com dignidade para os pobres e respeito com o cidadão brasileiro.
Antes de morrer! Zé Rinaldo escreveu essa frase: "Nada fiz! Além de permanecer fiel à opção de vida e ao caminho difícil. Tantas vezes cruento. Mas forjador de uma profunda paz de consciência."
Este grande intelectual da terra dos Caetés faleceu no dia 02 de fevereiro de 2001 de forma prematura. Por motivo de uma complicação cirúrgica.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
- Obs: Às informações para realização dessa biografia foram cedidas pela família.
Comentários