Tema Acessibilidade

A BANDA MAESTRO BRÁULIO MOREIRA PIMENTEL: PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

• Atualizado

A BANDA MAESTRO BRÁULIO MOREIRA PIMENTEL: UM PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

A história da Banda Maestro Bráulio Moreira Pimentel e da Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes, em São Miguel dos Campos (AL), é um exemplo de perseverança e impacto cultural. Sua trajetória, iniciada com a iniciativa da Professora Gladys Bezerra Apratto Lopes e José Barbosa de Moura na gestão de Nivaldo Jatobá (2001-2004), demonstra a importância da articulação entre poder público e iniciativa privada na promoção da cultura. A aquisição de instrumentos e a contratação do Maestro Bráulio Moreira Pimentel foram passos cruciais para a formação de jovens músicos, muitos vindos da antiga banda da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel.

A construção da Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes em 2004, impulsionada pela necessidade de um espaço adequado, consolidou o projeto. A subsequente liderança do Maestro Luiz Carlos Sandes Paranhos marcou uma fase de expansão, com a oferta de novos cursos e a aquisição de mais instrumentos e fardamentos. A criação da bolsa estudantil, fruto da articulação de Paranhos, José Barbosa de Moura e Valdiza Jatobá, aprovada em 2010, garantiu a permanência de alunos na escola.

A gestão de Florisjan Cahet, a partir de 2012, manteve o sucesso da banda, com participações em eventos locais e regionais, culminando na gravação de um DVD. O retorno do Maestro Paranhos em 2021, sob a gestão de George Clemente, trouxe novas melhorias, como a atualização da lei da bolsa estudantil, garantindo melhores condições para os músicos.

Atualmente, a Banda Maestro Bráulio Moreira Pimentel, com 40 integrantes, é um símbolo cultural de São Miguel dos Campos, reconhecido inclusive pelo tombamento como Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas em 2024. Sua trajetória demonstra o poder transformador da música na vida de jovens e o impacto positivo da dedicação de maestros, gestores e da comunidade na preservação e promoção da cultura local.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários