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Brasil, Argentina e Paraguai – percorrendo caminhos por tríplice fronteira

A Geografia, dentre os componentes curriculares das Ciências Humanas, é um dos mais fascinantes caminhos para o conhecimento e a sabedoria. Ela nos faz percorrer várias bases do ensino e da aprendizagem e é capaz de nortear o nosso aprendizado desde os aspectos físicos regionais, territoriais e ambientais, até por meio de aspectos políticos, humanos e sociais quando estes manifestados e modificados pela ação humana em meio ao ambiente natural, e assim, nos dá a conhecer verdadeiramente o espaço geográfico com suas situações reais, características próprias e locais e resultados das ações do homem no meio. Para bem entender a diversidade de fatores e como eles nos promovem conhecimento, basta partir de um ponto, de uma experiência local, de um espaço social, que o desvendar de um processo se manifesta e se torna tão importante como outros para o aprendizado em Geografia.

Tomar como referência uma localização regional que sirva de fronteira entre países, que esteja estrategicamente com divisas entre importantes rios, e que estes, por sua vez apresentem com intensidade, atributos e riquezas naturais e humanas, que as regiões a partir de suas divisas, cada uma com seu idioma, moeda, forma de governo, interesses econômicos e culturais, tudo isso pode ser de grande importância nessa jornada de descobertas e evolução do ensino e da aprendizagem.

Neste contexto, convém ressaltar que o município brasileiro de Foz do Iguaçu no estado do Paraná apresenta fatores importantes na composição desses saberes no componente curricular geográfico. A cidade de Foz do Iguaçu fica em uma região de tríplice fronteira, pois localiza-se bem nas margens do rio Paraná na divisa com a Ciudad del Este no Paraguai, e nas margens do rio Iguaçu, na divisa com a cidade del Puerto Iguazú na Argentina. É importante saber que embora o Brasil na sua maior parte territorial apresente um clima tropical, e em parte da região norte, o clima equatorial; na área dessa tríplice fronteira apresenta clima subtropical. São três cidades em países diferentes, ambos com seus diferentes processos de formação e emancipação, porém, trazem semelhanças em alguns aspectos como sobre interesses e atividades econômicas por meio do turismo, por exemplo, pois, com a usina hidrelétrica de Itaipu no rio Paraná, usina binacional, entre Brasil e Paraguai, e as Cataratas do Iguaçu no rio Iguaçu entre Brasil e Argentina são exemplos de intervenção humana no Primeiro caso, e de aspecto da natureza no segundo caso, os mesmos atraem poderio econômico, cultural e sobretudo, interação social entre os três países, isso sem falar na grande contribuição do turismo de outros países distantes que procuram conhecer a região. O Brasil é o mais privilegiado, uma vez que fica num entorno estratégico para os outros dois países.

Um fator preponderante é que a partir da interação social entre os povos dos três países e que nas suas fronteiras circulam e interagem socialmente, economicamente e profissionalmente, se utilizam de suas moedas, usam o câmbio, realizam trocas, e o importante saber, são membros do Mercosul, fator importante nessa configuração econômica. Tanto a moeda brasileira, o real, como a moeda argentina, o peso, e a moeda paraguaia, o guarani, são bastante movimentadas entre os três povos. Eles também se utilizam da língua, do idioma local de cada país como o português falado pelos brasileiros, o espanhol falado pelos argentinos e o guarani e o espanhol falado pelos paraguaios. Eles aprendem a se conhecerem e a dialogarem com maior liberdade e facilidade, pois desenvolvem laços entre si de grande interação e troca. O Paraguai chama bastante atenção nesta ceara, pois o país fala duas línguas: o espanhol e o guarani demonstrando que apesar da colonização pelos espanhóis, não se deixou vencer esquecendo da sua língua nativa, o guarani, de seus povos originários, os indígenas, deixando por lei na sua constituição os dois idiomas. No Brasil isso não aconteceu, pois embora temos nossos indígenas como povos originários, com a colonização portuguesa o idioma português ficou oficialmente para o povo brasileiro e não aprendemos efetivamente as línguas indígenas, nem mesmo a mais antiga, a língua tupi. No Paraguai até a própria moeda recebe o nome de guarani.

Diante do exposto podemos afirmar o quanto municípios de países localizados em fronteira podem contribuir para o aprendizado sobre a Geografia enquanto analisamos suas características e aspectos naturais e humanos, e, quanto o aprendizado e o conviver com o outro, podemos debater e abordar a questão de que é importante também nós brasileiros que falamos o português, aprendermos efetivamente a língua de nossos irmãos indígenas, e até oficializarmos esta conquista, podermos falar com nossos povos indígenas de maneira mais natural e espontânea. Quanto à questão econômica devemos nos aprofundar mais sobre o Mercosul, bloco econômico que envolve os três países citados e mais o Uruguai, país vizinho, mas já numa outra localização. Estudar o Mercosul vai nos fazer conhecer as normas de trocas e facilidades econômicas, tarifas, cambio, migração e demais fatores que beneficiam os países envolvidos no bloco. É importante também procurarmos entender as diferenças climáticas quanto à localização regional dessas cidades entre fronteira e do resto do Brasil. Portanto, são países diferentes, mas que apresentam semelhanças quanto à sua localização e influência econômica e política.

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Francisco Martins Silva ESCRITO POR Francisco Martins Silva Escritor
Uruçuí - PI

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