Tema Acessibilidade

O ANTIGO CEMITÉRIO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO Ó

O ANTIGO CEMITÉRIO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO Ó

Este texto relata a história do terreno atrás da Igreja de Nossa Senhora do Ó. É bom salientar que a igreja é de 1835. Antigamente era propriedade de uma senhora que morava ali e vendia frutas para a comunidade. Antes de morrer, ela doou o terreno à igreja.

Anos depois o terreno foi usado como cemitério pela igreja. Mais tarde o cemitério foi extinto e o padre Benício Dantas alugou o espaço para dona Abigail Correia de SÁ. Em torno de 1953, ela e as primas construíram o Instituto Imaculada Conceição. Durante a escavação para a escola, moradores antigos dizem que apareceram ossos humanos. Alguns funcionários e alunos contaram ter ouvido ruídos, vozes e passos, especialmente à noite, quando também funcionava a Escola Paroquial São José.

A história do terreno mostra como um lugar pode mudar de função ao longo do tempo: de sítio de frutas, para cemitério, e depois para uma instituição de ensino. As lembranças e relatos dos moradores mantêm viva a memória do passado, misturando fatos e tradições orais que fazem parte da memória local.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

ESCRITO POR Ernande Bezerra 1.52 M leituras
507 textos
2 livros
Direitos Autorais

© 2026. Todos os direitos reservados ao autor. É proibido copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas ou utilizar comercialmente esta obra sem autorização expressa do autor.

±100 leituras
Classificação de conteúdo:
Seguro

Publicado
Denunciar conteúdo
Este conteúdo foi publicado por um autor da plataforma e é de sua responsabilidade. Ele deve respeitar a Política de Conteúdo do Portal Escritores. Caso identifique alguma violação, utilize o Fale Conosco.

Comentários


Mais textos deste autor