BIOGRAFIA DO AGRÍCULTOR E PREFEITO JÚLIO SORIANO BOMFIM
BIOGRAFIA DO AGRÍCULTOR E PREFEITO JÚLIO SORIANO BOMFIM.
Júlio Soriano Bomfim (Fazendeiro, político, desportista e comerciante). Nasceu no dia 16 de dezembro no 1922 no distrito do Roteiro. Distrito pertencente ao municipio de São Miguel dos Campos na época.
Filho de João Soriano Bomfim e América Maria Bomfim.
Júlio era casado com Ivone de Sá Bomfim. O casal tiveram os seguintes filhos: Rosa Virgínia Bomfim Vanderlei, Rosângela de Sá Bomfim Lima, Maria Ivone Bomfim Correia, Ângela Maria de Sá Bomfim, Júlio Soriano Bomfim Filho, João de Sá Bomfim, Angelo Mário de Sá Bomfim e Otacílio de Sá Bomfim.
Júlio Soriano Bonfim residia na Rua Costa Barros. Mas conhecida como a Rua da Câmara. Júlio era uma pessoa alegre, jovial, carismático e que tinha uma grande facilidade de fazer amizade com qualquer cidadão ou cidadã. Não só do município como também de outras cidades do interior de Alagoas.
O mesmo era dono da fazenda Retiro. Onde antigamente funcionava o complexo industrial do engenho do mesmo nome. Na época o engenho pertencia ao seu pai. Ele também era proprietário de um posto de gasolina que ficava localizado na saída da cidade.
Júlio Soriano Bomfim foi um dos representantes atuantes da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas - ASPLANA. Por sinal ele assumiu por diversas vezes a presidência da instituição. Também o agricultor era sócio da Companhia de Melhoramento do Vale do Rio São Miguel (Atual Usina Caeté).
Fundou no município um time de futebol. Intitulado de Esporte Clube Centenário. O mesmo disputava o Campeonato Matuto de Alagoas. Ele foi diretor do Clube de Regatas Brasil - CRB.
Por amor ao esporte. Ele construiu nas suas próprias terras um campo de futebol na proximidade do Rio São Miguel. O campo era destinado para os jovens da cidade como também era à casa oficial do Centenário.
Em 1950, foi eleito Vereador na gestão do Prefeito Pedro Fernandes da Costa. Onde assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal.
Em 1969, foi eleito Prefeito do município tendo como vice o farmacêutico Eliseu Marques de Lima.
No decorrer da sua gestão criou os símbolos cívicos do município. A bandeira e o hino oficial do municipio.
Júlio Soriano Bonfim está imortalizado na história do município como o Prefeito da Educação. Pelo fato dele ter contribuído bastante para o desenvolvimento e o crescimento dessa pasta tão importante dentro do contexto educacional do município.
Júlio Soriano Bomfim não morreu! Seu nome está presente nos corações da sociedade miguelense como também dos seus amigos.
O estimado empreendedor faleceu no dia 11 de Julho de 2000. Seu corpo está sepultado no cemitério local.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários