BIOGRAFIA DO MAESTRO E PIANISTA GENARO SAMPAIO PLECH
BIOGRAFIA DO MAESTRO GENARO SAMPAIO PLECH.
Genaro Sampaio Plech (Músico, maestro, compositor e professor). Nasceu no dia 01 de janeiro de 1907 no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Filho do Dr. Júlio Cláudio Gonçalves Plech e de Ana Sampaio Plech. O pai era médico do hospital José Inácio e também foi Prefeito Intendente da cidade de São Miguel dos Campos na década de dez. Já a mãe era filha de uma tradicional família alagoana.
Estudou às primeiras letras no Colégio Marista de Maceió e posteriomente no Conservatório de Canto Orfeônico do estado do Rio de Janeiro.
Mudou-se para a cidade de Aracajú onde foi diretor adjunto e professor catedrático da cadeira de música da Escola Normal do Estado de Sergipe.
Em 1944, cria o Coral Vila - Lobos e logo em seguida funda o Conservatório de Canto Orfeônico do Estado de Sergipe que foi inaugurado no dia 28 de novembro de 1945. Em seguida assume o cargo de diretor do Instituto de Música de Canto Orfeônico daquele estado.
Também foi diretor de orquestra em Maceió e em Recife. Exerceu a função de professor de piano nesta duas cidades como também na cidade de Penedo - Alagoas.
No decorrer de sua atividade musical compôs: Sonhar é Viver, Valsa Lenta para Piano, Poesia de Zanelli Caldas, Maceió, Litografia Trigueiros e Veni Sancte Spiritus.
Pelos seus relevantes serviços prestados à cultura e a música do estado de Sergipe. Foi construído uma praça no centro da cidade que presta o seu nome. Intitulada de "Praça Maestro Genaro Plech".
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários