Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PROFESSORA DIONÍSIA APRATTO

• Atualizado

BIOGRAFIA DA PROFESSORA DIONÍSIA APRATTO TENÓRIO.

Dionísia Apratto Tenório mas conhecida pelo pseudônimo de Niza. O apelido foi dado pelo seu pai! Salvador Apratto em homenagem a cidade de Niza que foi tomada pelos franceses da Itália. E logo após a conquista! À cidade foi rebatizada de Nice.
Dionísia Apratto nasceu no dia 20 de novembro de 1919 no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Filha do Coronel Salvador Apratto e de Rosa Cavalcanti Apratto. O pai era de origem italiana. Empresário e Prefeito-Intendente do municipio. A mãe era descendente da tradicional família Cavalcanti do engenho Furado.
Dionísia Apratto residia com o pai e a mãe e os irmãos no Sobrado localizado na Praça Cristo Rei, depois Praça Padre Júlio de Albuquerque. Também conhecida como Praça da Matriz.
Quando seu pai faleceu! Dionísia Apratto foi morar no engenho Furado de propriedade de sua família materna. E lá permaneceu até o casamento.
Dionísia Apratto casou com o comerciante Danton Tenório de Albuquerque. E desse laço matrimonial nasceram os seguintes filhos: Rosa, Jeanine, Sebastião e Douglas Apratto Tenório.
O casal residia na Rua Barão de Jequiá. Após o cinema Cine - Fox.
Dionísia Apratto sempre foi uma figura exemplar e de uma personalidade sem tamanha. Uma mulher que cumpria com seus afazeres do dia-a-dia. Seja ele! Doméstico ou educacional.
No começo foi muito difícil de enfrentar a sua jornada do dia-a-dia. Pois Dionísia tinha que levar os filhos menores para sua sala de aula. Ainda bem! Que eles ficavam quietinhos. E aguardava a mãe concluí às suas atividades escolar.
Dionísia Apratto lecionava na Escola Municipal Senador Rui Soares Palmeira. Ensinando para os alunos daquela escola o primário e o ensino fundamental. No período matutino e vespertino.
À noite. Ela lecionava na Escola Paroquial São José para jovens e adultos. O diretor da escola era o Monsenhor Benício Dantas.
Dionísia Apratto deixou um legado de amor, de carinho e de prosperidade para os filhos. Como também para à sociedade miguelense. Um belo exemplo de vida para ser seguido pelas futuras gerações. Que seja! Na área familiar ou na área educacional.
Essa baluarte da educação miguelense faleceu no dia 19 de novembro de 2012. Com 93 anos de idade na véspera de completar 94 anos.
Em sua homenagem foi construído na sua Terra natal uma escola batizada com o seu nome. Intitulada de "Escola Municipal Professora Dionísia Apratto Tenório". Pelos relevantes serviços prestados à educação e o municipio de São Miguel dos Campos.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor

Comentários