BIOGRAFIA DO MÚSICO ADILSON FERREIRA DOS SANTOS (MAESTRO BUAL).
BIOGRAFIA DO MÚSICO ADILSON FERREIRA DOS SANTOS (MAESTRO BUAL).
Edilson Ferreira dos Santos mas conhecido pelo pseudônimo de maestro Bual. Nascido em 18 de maio de 1971 no municipio de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Filho de Antônio Ferreira dos Santos (Já falecido) e de Maria Rosa dos Santos. A mãe tomava conta dos afazeres da casa. Enquanto o pai trabalhava como funcionário da usina Caeté.
Em 1983. Estudou música na cidade de Marechal Deodoro com o professor Ronaldo. Também na mesma escola! Estudava os três irmãos de Bual. Porém os irmãos dissistiram! Só ele quem continuou à exercer a profissão de músico.
Em 1993. Ele comandou a Banda de Música Mirim da usina Triunfo de Boca da Mata. Também em 1993 ele dirigiu a Banda Marcial do Colégio Nunila Machado e no mesmo período comandou a Banda Marcial da Escola Municipal Visconde de Sinimbu.
Trabalhou como moto taxista de 1996 até 2000. E em 2001. Foi aprovado no Concurso Municipal da cidade de São Miguel dos Campos como motorista da Secretaria Municipal de Educação.
Bual fundou em parceria com à Secretaria de Educação e com apoio da Prefeitura Municipal diversas bandas nas escolas do município. Tais como: Banda Fanfarra da Escola Municipal Professora Noêmia Bastos em 1995. Onde permaneceu até 2017. Banda Marcial da Escola Municipal Luzinete e Lindalva Jatobá. Banda Marcial da Escola Municipal José Nogueira Mendes. Banda Rural da Escola Municipal Waldemar Cavalcante. Banda Mirim do Colégio Esther Soares Torres. Banda Marcial da Escola Estadual Edileuza Oliveira e fundou em 2019 a Banda Fanfarra São Miguel dos Campos que em 2023 foi à campeã de bandas fanfarras do município. Ele também elaborou a Banda Marcial da Escola Municipal José Marcos do povoado Coité.
O mesmo é proprietário da orquestra de frevo que puxa o Bloco Carnavalesco Peru da Madrugada. Por quatro anos consecutivos. Por Sinal! A orquestra foi quem gravou o hino de abertura do bloco. Intitulado de " Gulu Gulu Gulu...". Também a orquestra participar dos carnavais de outras cidades do interior de Alagoas. Principalmente nas cidades cicurvizinhas.
Maestro Bual é um dos melhores instrutores de Banda Marcial e Fanfarras de São Miguel dos Campos e quiçá de Alagoas. Ele têm mais de trinta anos de carreira dedicado às escolas e aos desfiles cívicos do município. Referente ao Descobrimento do Rio São Miguel e a Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos.
Bual também fez parte como músico da Banda de Forró Beijo na Boca da cidade de Boca da Mata.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
±100 visualizações •
Comentários