Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA MÉDICA LEGISTA MARIA TEREZA PACHECO

• Atualizado

BIOGRAFIA DA MÉDICA LEGISTA MARIA TEREZA PACHECO.

Maria Tereza de Medeiros Pacheco nasceu no dia 02 de setembro de 1928 no município alagoano de Atalaia. Filha de José Pacheco Filho e Carolina de Medeiros Pacheco.
Ainda criança veio morar com os pais no município de São Miguel dos Campos. Onde estudou às primeiras Letras no Educandário Rosal Infantil com a Professora Nunila Machado e concluiu o curso Secundário, Científico e Pedagógico na cidade de Penedo e Maceió.
Maria Tereza Pacheco era irmã de Maria Celia, Jorge, Rogério Henrique e Macos Rubem Pacheco.
Seu tio-avó. Francisco Manuel dos Santos Pacheco era dono do engenho Brejo que ficava localizado na proximidade da usina Cansanção de Sinimbu. Ele era casado com Tereza Santos Pacheco. No tempo de estudante! Maria Tereza passava suas férias nesta localidade.
No dia 18 de dezembro de 1947. Aos 19 anos de idade ela saiu de Maceió no vapor "Itaimbé" com destino ao estado da Bahia para estudar medicina. Ao chegar em Salvador! Matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia.
Como estudante de medicina foi aspirante interna por concurso e assistente voluntária da Maternidade Climério de Oliveira. Interna da Maternidade "Nita Costa" do serviço de Ginecologia do Prof. Carlos Aristides Maltez. E Interna - Residente do Hospital Aristides Maltez.
No dia 15 de dezembro de 1953. Ela realiza o sonho da família. Maria Tereza Pacheco é diplomada como médica.
Em 1970. Ela conclui o doutorado em Medicina Legal pela Universidade de Paris l - Pantheon - Sorbonne. Sendo à primeira mulher do Brasil a dirigir um IML - Instituto de Medicina Legal da Bahia. Ela também foi a primeira docente mulher do mundo em disciplina Médica Legal.
No decorrer das suas atividades ela ganha notoriedade na mídia nacional ao contribuir com as investigações da morte do empresário Paulo Cesar Farias (PC FARIAS). Ocorrido em 1996 em Maceió.
Maria Tereza Pacheco faleceu no dia 12 de maio de 2010. Seu corpo foi velado no Salão Nobre da Faculdade Medicina da Bahia. E no dia seguinte foi cremado no Cemitério Jardim da Saudade em Salvador.
Segundo relato dos seus familiares. Maria Tereza Pacheco era apaixonada por Alagoas e amava de coração à cidade de São Miguel dos Campos. E considerava ela! Como a sua terra natal.

*Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor

Comentários