QUANDO EU PISQUEI
Entrou a semana e a ansiedade veio junto. Vai demorar, vai demorar. E a semana, quando começa, parece que já chega trazendo consigo essa promessa de demora, como se a sexta-feira estivesse longe demais para ser alcançada. Quando eu pisquei, já era sexta-feira. Quer dizer, quando eu pisquei… já entrou.
E a semana passou sem que eu percebesse.
Uma sexta sem vento, um sol que parece que vai-se embora e uma chuva que parece que vai cair. Dizem, né? Dizem. Nunca se sabe se irá cair mesmo. Também nunca se sabe se o sol vai embora. Nunca se sabe até se ele foi embora mesmo só porque anoiteceu.
Talvez nem tudo que desaparece tenha ido embora.
E fico pensando nessas coisas enquanto a sexta chega, ou talvez enquanto eu chego nela. Sono, que acabei de acordar e fui direto escrever. Nem sei direito o que estou procurando quando escrevo. Talvez palavras. Talvez alguma coisa que esteja antes delas.
Palavras que não acho ou talvez não caibam dentro de mim.
É tão grande que eu não consigo colocar pra fora. Procuro uma palavra e encontro outra. Começo uma frase e ela já não diz exatamente o que eu queria dizer. Como se aquilo que sinto fosse maior do que a possibilidade de ser dito.
Há palavras que existem, mas não me alcançam.
A sensação de que a minha linguagem já não obedece mais ao que sei que é dito. Obedece apenas à palavra que escrevo, aos sons dos meus gritos. Como se escrever fosse menos uma escolha e mais uma tentativa de fazer alguma coisa sair de dentro de mim.
E talvez eu escreva justamente porque não consigo dizer.
Porque aquilo que não encontro em palavra continua aqui, ocupando espaço, fazendo barulho, esperando uma forma qualquer de existir fora de mim.
E eu continuo escrevendo, mesmo sem saber se é a palavra que me obedece ou se sou eu que, finalmente, estou aprendendo a obedecer ao que ela diz.
© 2026. Todos os direitos reservados ao autor. É proibido copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas ou utilizar comercialmente esta obra sem autorização expressa do autor.
Classificação de conteúdo:
Publicado

Comentários